Moda

Vestido ‘simples’ de Marcela Temer tira ‘Fora Temer’ do foco e passa falsa imagem de inclusão

Ontem foi o primeiro desfile cívico de 7 de setembro em que Michel Temer esteve presente exercendo o cargo de  presidente do país.  Ao seu lado, sua mulher, a exuberante Marcela Temer, a primeira-dama, apoiou o peemedebista, mas com uma roupa friamente pensada para virar notícia e tirar o foco dos últimos dias: as manifestações por todo o país pedindo “Fora Temer”.

Temer preside el Desfile del Día de la Independencia de Brasil

Esse não é um post apenas para analisar looks de Marcela. Não há como dissociar o ato da primeira-dama junto ao atual presidente do país e analisar apenas o modelito em si. Por trás do visual de Marcela, há várias intenções que precisam ser esclarecidas. A começar por Marcela não ter mostrado sua real identidade ao usar um vestido discreto, com tecido simples e branco. A cor clara nessa ocasião indicou neutralidade e um pedido de paz, ainda que nas entrelinhas.

Marcela aparece em um modelito discreto, no momento em que a mídia internacional repercute seus gastos exorbitantes, a grande quantidade de funcionários para assegurar seus luxos e o alto valor de suas bolsas, sapatos e vestidos de grifes. Uma publicação suíça chegou a comparar Marcela Temer com Maria Antonieta, que levava uma vida luxuosa enquanto seu povo vivia à míngua.

Crédito: EFE

Crédito: EFE

Marcela não é a nova Kate Middleton, a princesinha do povo, como tenho visto muitas pessoas comentando sua simplicidade. Esse vestido branco não é o que Marcela usaria normalmente em um evento, como já vimos anteriormente em outras grandes cerimônias importantes no país. Marcela e Temer têm uma equipe que pensa em cada detalhe de suas imagens e por este motivo, para limpar a barra da primeira-dama, o vestido eleito custa R$ 600. Um valor que não chega nem a um terço do que Marcela está acostumada a usar.

Com essa imagem, a primeira-dama passa uma mensagem de que é do povo, de que é gente como a gente e deixa transparecer uma simplicidade forjada. Seu marido pediu discrição com medo de represálias ao governo na cerimônia de 7 de setembro. Marcela chamou para si os holofotes, representando algo que não é, e assim, mais uma vez, tirou o foco do alto índice de rejeição que Temer tem Brasil afora. Gerenciamento de imagem é o nome disso.

Não ficarei espantada se alguma fast fashion fizer um modelito igual, ou bem parecido ao da primeira-dama. Afinal, para muitos, o que vale é a ilusão de fazer parte de um todo. Em breve, Marcela Temer será transformada em um ícone de moda e beleza, minimalista e fresh. Em breve, as pessoas deixarão de falar sobre política e voltarão sua atenção para cada aparição da moça “bela, recatada e do lar”, em breve, alguns esquecerão o atual cenário político, outros, não.

Há de se prestar atenção na real intenção das coisas, antes de reproduzirmos tudo à exaustão. Pois cada passo é milimetricamente pensado e calculado. Nós decidiremos se daremos ênfase nessa questão ou não. Há que se pensar.

 

Relacionadas

Comentários

Perfil

Bianca Lobianco é jornalista, carioca, tem quase 30, é fã de música pop, novelas e adora um hambúrguer. Vê na moda e na beleza uma possibilidade de se reinventar de acordo com o humor, sem grandes complicações.

Instagram