Beleza

Inverno: Estação oficial para atacar as manchas de melasma — um tratamento chato e sem fim

Estamos oficialmente no inverno, a estação oficial para cuidar da pele. É exatamente nessa época do ano que os dermatologistas recomendam tratamentos químicos, com ácidos e até mesmo com aparelhos mais potentes para resolver ou amenizar algum problema.

Uma das queixas mais recorrentes entre as mulheres na faixa entre 20 a 50 anos é o melasma — manchas com tonalidade escura ou acastanhada por conta do excesso de melanina na região. Essas manchas ocorrem principalmente nas maçãs do rosto, nariz, buço, na lateral dos braços e até mesmo nas costas.

Reprodução Internet

Reprodução Internet

Elas tendem a piorar com a exposição ao sol, embora ele não seja o único fator que contribui para o surgimento do melasma. Distúrbios hormonais, predisposição genéticas, uso de alguns anticoncepcionais e algumas doenças também podem desencadear esse sombreado na pele, que é pontual e não se espalha pelo corpo.

Infelizmente o melasma não tem cura e seu tratamento é demorado e contínuo. E se você tem esse tipo de problema, olha, amiga, eu me compadeço da sua dor. Porque os métodos para amenizar as manchas podem não doer, mas o bolso… ah, o bolso! Alguns

Reprodução Internet

Reprodução Internet

Os procedimentos estéticos que são realmente eficientes conseguem clarear as manchas em até 100%. Muitos dermatologistas recomendam o peeling químico (dermoabrasão), caso a mancha seja mais profunda. Já se a sua mancha for superficial, o tratamento de Luz Intensa Pulsada é o mais recomendado. E é aí que todo o seu dinheiro vai embora. Os pacotes custam a partir de R$ 500, isso pechinchando bastante.

A esteticista Priscila Ferreira alerta que o procedimento químico requer um pouco mais de cuidado, pois algumas pessoas podem ter reações alérgicas. Já a Luz Intensa Pulsada não é indicada para pessoas que têm a pele negra ou com muita melanina e que fazem uso de medicamentos fotossensíveis, que deixa a pele hipersensível. “Um questionário bem específico deve ser feito para avaliar qual o tipo de tratamento é o mais adequado”, afirma.

Reprodução Internet

Reprodução Internet

E se os processos estéticos já estão pela hora da morte, o que dizer dos produtos para auxiliar no tratamento das manchas? Olha, realmente não está fácil! Os dermocosméticos que possuem um bom concentrado de vitamina C — substância queridinha dos dermatologistas e que possui ação clareadora, antioxidante e anti-idade — também têm um preço bem salgado na farmácia mais próxima, em torno de R$ 200 30g. E como esse tipo de tratamento é contínuo, o paciente acaba gastando uma verdadeira fortuna para impedir que a mancha aumente.

Além da facada no bolso, é necessário que você, cara amiga, tome alguns cuidados como: evitar se expor demais ao sol, sempre usar filtro solar com o maior FPS (MESMO NO INVERNO), além de fazer uso de chapéus, viseiras e bonés para cobrir a área afetada.

Reprodução Internet

Reprodução Internet

Relacionadas

Comentários

Perfil

Bianca Lobianco é jornalista, carioca, tem quase 30, é fã de música pop, novelas e adora um hambúrguer. Vê na moda e na beleza uma possibilidade de se reinventar de acordo com o humor, sem grandes complicações.

Instagram