Beleza

Estrias: Descubra a causa dessas marcas tão indesejadas e saiba como tratá-las

Mais temida do que as celulites, as estrias têm se tornado preocupação maior em uma parcela considerável de brasileiras. É que por conta do efeito sanfona, com dietas drásticas onde o corpo engorda e emagrece em menos de 7 dias, os indesejados risquinhos brancos tendem a aparecer com mais facilidade, já que as marcas são causadas pelo estiramento da pele, o que leva ao rompimento das fibras elásticas.

Os primeiros sinais começam a aparecer na adolescência, devido ao estirão de crescimento e a alterações hormonais típicas dessa fase. Mas o que a gente pode fazer para evitar estrias?

Reprodução Internet

Reprodução Internet

Segundo a especialista em dermatologia Dra. Letícia de Chiara, “deve-se evitar oscilações grandes de peso (o famoso “efeito sanfona”) e ter o hábito de usar, frequentemente, hidratantes corporais para aumentar a elasticidade da pele”.

Sobre tratamentos, a especialista explica que Lasers e Luz Intensa Pulsada são procedimentos bastante indicados para combater as indesejadas.

Mas e para a prevenção? É muito comum os dermatologistas receitarem óleos corporais, principalmente para as gestantes. Um produto que é bastante indicado é o Bio-Oil, que evita o ressecamento da pele, uniformiza o tom, tem rápida absorção, ajuda a tonificar e ameniza cicatrizes e como qualquer óleo, não é restrito apenas para gestantes. Tenho usado depois do banho desde janeiro e notei uma amenizada nas marquinhas. E mesmo no calor, a absorção é bem rápida mesmo, não fica pegajoso, sabe?

oleo bio

Uma pele bem hidratada é mais elástica e, portanto, mais resistente ao estiramento. As estrias surgem quando o estiramento é tão grande que provoca o rompimento das fibras elásticas da pele.

“As estrias mais recentes, aquelas de coloração vermelha, respondem melhor aos tratamentos, mas estudos comprovam que o laser fracionado promove melhora de até 75% nas estrias brancas (mais antigas). Já o tratamento com Luz Intensa Pulsada estimula a produção de fibras colágenas novas”, explica a dra. Letícia.

Reprodução Internet

Reprodução Internet

Em casos de emergência, para dar uma suavizada ou esconder as estrias, a dica é usar autobronzeadores como camuflagem. Assim você esconde o problema e de quebra ainda fica com o corpo mais bronzeado.

E com certeza você já ouviu falar que o sol ajuda a melhorar a aparência das listrinhas brancas, certo? A especialista esclarece que isso é mito. Sim, não funciona. As estrias não ficam bronzeadas e pode até piorar a aparência. Portanto, vamos usar e abusar de hidratantes e óleos corporais na região afetada e nos cuidar cada vez mais.

E o mais importante é que o paciente procure sempre a ajuda de um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologista, que irá prescrever o tratamento mais adequado caso a caso.

Serviço: A Dra. Letícia de Chiara atende na Clínica LeDerme, no Shopping Tijuca.

tags: Estria , Pele , tratamento

Relacionadas

Comentários

Perfil

Bianca Lobianco é jornalista, carioca, tem quase 30, é fã de música pop, novelas e adora um hambúrguer. Vê na moda e na beleza uma possibilidade de se reinventar de acordo com o humor, sem grandes complicações.

Instagram