Beleza

Maquiador oferece curso de maquiagem em troca de ração para alimentar animais abandonados

Ele é considerado o São Francisco de Assis no bairro onde mora. Maquiador de Nilópolis, viu na sua profissão uma forma de ajudar animais de rua, que carinhosamente chama de “afilhados”. Marcos José tem cerca de 11 animais adotados e assume um compromisso diário de alimentar 60 bichinhos na rua. Cansado de escutar respostas negativas na tentativa de arrecadar fundo para sua causa, decidiu oferecer cursos de automaquilagem em troca de ração para alimentar cachorros e gatos abandonados.

“A luta não é fácil, a batalha é difícil e eu não vou desistir. Já que eu não estava tendo mais condições de pedir para as pessoas me ajudar e eu não conseguia quase nada, eu decidi dar curso de maquiagem, porque é o que eu sei fazer de melhor”

cachorrosderua

Dessa forma, Marcos agora ensina mulheres a se maquiar e a ficar bonita por fora e por dentro. “Quem apoia uma causa dessas, de ajudar os menos favorecidos, com certeza fica com a alma mais bonita também”, enfatiza ele com brilho no olhar.

Marcos é maquiador de uma das alas da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis e, além disso, é coreógrafo e dá aula de ginástica. “Tudo que eu faço é para eles. Eu cobro a hora aula em troca da comida dos animais, o valor é pago em ração”, explica o dono de Bob, um de seus filhos a anfitrião do salão onde dá aula para suas clientes.

bob

“Eu tenho onze cachorros e eu cuido aproximadamente de 60 animais, e ainda levo comida para outros animais que encontro na rua. Eu acabo gastando 20 quilos de ração por dia para alimentar todo mundo. Além disso, eu também dou carinho para os bichinhos. É bastante tempo que eu levo nessa missão diária. Eu fico procurando lares para os cachorros e gatos, muitos adotam, outros ficam rejeitando. Isso me parte o coração. As pessoas só querem animais de raça, mas até os de raça estão sendo abandonados nas ruas frias”.

Minha experiência no curso

Decidi ver como funcionava esse curso e, pasmem, a aula durou mais de três horas. Fiz com uma amiga e mesmo tendo muita noção de maquiagem, aprendi muita coisa com o Marcos. Postei todos os vídeos pelo snapchat em uma sessão ao vivo bem divertida (se você não me segue, eu sou biancalobianco em todas as redes sociais).

Aprendi como fazer um contorno que realmente apareça nas fotografias, sabem? Além disso, vi que a gente realmente fica horrorosa durante o processo de make. Teve horas que eu parecia uma índia, de tanto risco que estava no meu rosto com diferentes tons de base. Tudo isso para a gente fazer a famosa técnica que Kim Kardashian popularizou mundo à fora, mas que é mérito total das drag queens, em especial uma, Juju Pokemon, tá? Me senti praticamente um bichinho em evolução saindo da pokebola rs.

make-divas

Criar um olho pretão também não foi da forma como eu estava acostumada a fazer. Marcos tem um truque bem legal que faz o esfumado ficar com cara de profissa, sabe? Também vi que o pincel certo faz MUITA diferença para que uma make saia realmente perfeita. E percebi que preciso comprar pinceis o mais rápido possível rs. Vocês não fazem ideia de como um pincel para contornar o rosto e um de cerdas mais molinhas para esfumar a sombra fazem falta e mudam completamente o acabamento da maquiagem.

Outra técnica bacana foi a marcação de côncavo com hastes flexíveis. SIM, amiga! Ele usa hastes flexíveis, pois acredita que o algodão entrega mais produto à pele e por isso o resultado fica mais visível. Eu amei isso!

Marcos diz que gosta de ensinar seus truques porque acredita que a pessoa tem que ser “safa” nessas situações. Ele também faz a pessoa enxergar a forma do seu próprio olho e moldar com a maquiagem, de modo com que o olhar não fique caído.

maquiagemprodutos

“Eu ensino o que realmente funciona. Eu encontrei nesse projeto um sentido para a minha vida. Esse bichos são os meus filhos, eles ocupam o espaço que um filho meu teria, como eu não tenho, faço tudo por eles, que não têm ninguém que os amparem”.

Eu espero que assim como eu, outras pessoas possam apoiar essa causa que é tão sofrida e gratificante ao mesmo tempo. Porque no meio de tantas notícias ruins, ver um ato desse deixa nosso coração um pouquinho mais aliviado por conta de pessoas como Marcos, que faz a diferença nessa vida.

Serviço: Salão Gabriel Veiga Coiffeur
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1603, casa 5, sobrado, Nilópolis, RJ.
Telefone para agendar aula: (21) 3762-2255 – Preço: R$90.

Relacionadas

Comentários

Perfil

Bianca Lobianco é jornalista, carioca, tem quase 30, é fã de música pop, novelas e adora um hambúrguer. Vê na moda e na beleza uma possibilidade de se reinventar de acordo com o humor, sem grandes complicações.

Instagram