Beleza

Sete vícios que podem estar fazendo com que seu tratamento de pele não funcione

Você cuida corretamente da sua pele? Existem alguns vícios que podem estar atrapalhando o seu tratamento para pele. Muitas pessoas costumam cometer erros bobos por não atribuir hábitos simples de cuidados diários com a pele. Já parou para pensar como o seu rosto vai estar daqui a 10 anos? Pode estar longe agora, mas se não cuidar corretamente da sua cútis, o resultado poderá ser catastrófico. Rugas, marcas de expressão, produção excessiva de óleo, perda da elasticidade, manchas e outros problemas: Tudo isso pode ser evitado desde que você ofereça à sua pele exatamente o que o organismo esteja pedindo.

Confesso que meus cuidados com a pele eram mínimos. Um ácido receitado pela dermatologista aqui, um sabonete para pele mista e, vez ou outra passava hidratante. Sim, a autora desse post não era lá um exemplo a ser seguido com rotinas de cuidados com a pele, mas isso tudo mudou rs.

Vamos ver se você também está fazendo algo de errado que esteja impedindo que sua pele tenha viço e aparência saudável.

1- Você precisa de vários produtos para ter uma pele saudável? Será? 
Tudo mentira. Sabe a máxima de que menos é mais? Então, isso também vale para os cuidados com a pele. Você só precisa seguir três passos : Limpar, hidratar e proteger a cútis. Então você não tem a necessidade de ter zilhões de produtos no banheiro. Além do mais, os dermocosméticos costumam ser caros. Só aí você já economiza uns bons R$ 500. Dependendo da necessidade de cada um, o seu dermatologista pode indicar o tratamento mais adequado para a sua situação, seja um antiaging, antissinais, tratamento para acne, manchas e outras complicações.

limpar

Limpeza: Gel de limpeza Normaderm da Vichy
Espuma de limpeza Dermotivin Control
Gel de limpeza facial Effaclar La Roche Posay
Gel de limpeza Suavié pele sensível da Darrow
Sabonete em barra Soapelle da Darrow

hidratar

Hidratante facial para pele oleosa Neutrogena
Hidratante facial effaclar Mat La Roche Posay
Hidratante facial Normaderm Total Matt da Vichy
Hidratante Facial Dramatically Different Moisturizing Gel da Clinique

proteger

Episol Whitegel toque seco FPS 45 Mantercorp
Capital Soleil Vichy 50
Filtrum 50 troque ultra seco da Libs (Melhor protetor para a pele oleosa da vida).

2- Só a ingestão de água que trata o ressecamento da pele.
Digamos que você tenha uma pele bastante ressecada e acredita que apenas tomando água a textura da pele vai voltar ao normal. Errado! É necessário o uso de hidratantes tópicos que axiliam no tratamento dessas áreas ressecadas. Ácido hialurônico, água termal e ureia costumam ajudar a manter a hidratação da pele.

Acido-urea-agua

Hidrating B5 da SkinCeuticals
Loção Iso-Urea da La Roche Posay
Água termal da Vichy
Água termal da Avène

3- Não usar produtos com ácido retinoico, pois a substância pode “queimar a pele”.
Muitos produtos anti-idade e para acne que contêm ácido retinoico podem ser usados durante o ano inteiro. Estes produtos foram elaborados para uso noturno e, é claro, o uso do filtro solar se faz necessário para proteger a pele dos raios UVA E UVB, além dos radicais livres.

acido retinoico

Liftactiv HA Advanced da Vichy
Redermic [R] da La Roche-Posay
Wrinkle Correxion Creme Antirrugas Noite da Roc

4- Só adolescentes sofrem com acne. 
Isso é um erro que muitas pessoas costumam fala. Existe sim problemas de acne na idade adulta. E são casos que ocorrem por diversos motivos, sejam eles hormonais, genético ou até por conta de alguma patologia. Há uma gama de produtos que auxiliam no tratamento de acne nesse período em que a pele costuma estar mais “problemática”.

rotina de beleza

5- Usar protetor solar só quando se está exposto ao sol.
O protetor solar é algo que deve ser adicionado ao seu cuidado diário. Ele deveria fazer parte da sua rotina de higiene matinal. Muitas pessoas acabam abandonando o protetor solar quando o dia está nublado, mas não é bem assim. As nuvens bloqueiam apenas 20% dos raios UV, então os outros 80% vão direto para sua pele. A falta de protetor solar pode causar o envelhecimento precoce, manchas e até câncer de pele. E não pense que se você estiver dentro de casa estará tudo ok caso você não use o protetor. Até as luzes incandescente trazem danos para a sua cútis, e não é isso que queremos, certo?

6- Só com o uso do filtro solar estou protegida.
Então você aprendeu que o protetor solar é importante e só ele basta, certo? Errado! Poucas pessoas sabem, mas 90% do envelhecimento precoce da pele é causado pela combinação da poluição e raios solares, segundo a fundação The Skin Cancer Foundation.

Juntamente com o sol, a poluição acelera o ciclo natural de envelhecimento da pele de duas formas: Pelo esgotamento das defesas antioxidantes  e pelos danos causados por radicais livre. Logo, a proteção com um antioxidante tópico é tão importante quanto à proteção solar, pois ela neutraliza a radiação ultravioleta infravermelha e os radicais livres causados pela poluição e o sol, além de devolver  a capacidade antioxidante natural esgotada pela exposição crônica e diminuir  a aparência de rugas, estimulando a elasticidade e firmeza da pele.

7- O excesso de limpeza é ideal para manter a pele saudável, pois todas as bactérias são nocivas para o organismo.
Tá aí um erro que muita gente comete. Quem tem a pele oleosa costuma lavar bem o rosto para tirar toda a oleosidade. Muitas vezes lavam o rosto mais de três vezes com sabonete com ácido salicílico (responsável por combater a oleosidade), mas o excesso pode acabar causando o efeito contrário, o famoso efeito rebote. Tira a oleosidade natural da pele faz com que o organismo entenda que é necessário produzir mais óleo. E não é isso que queremos, certo?

cleanser

Todas as fotos são daqui

Relacionadas

Comentários

Perfil

Bianca Lobianco é jornalista, carioca, tem quase 30, é fã de música pop, novelas e adora um hambúrguer. Vê na moda e na beleza uma possibilidade de se reinventar de acordo com o humor, sem grandes complicações.

Instagram