Beleza

Estresse aumenta significativamente a descamação do couro cabeludo. Saiba como combater a caspa

O mundo está em crise. O país está em crise, o desemprego tem aumentado e as preocupações e contas para pagar também. Mas o que tudo isso tem a ver com o assunto de hoje? É simples: o estresse contribui de forma significativa para o aumento da descamação do couro cabeludo, ou seja, a famosa caspa. Você pode reparar que é só os problemas aumentarem que várias feridinhas começam a surgir no couro cabeludo. Elas coçam e acabam se transformando em machucados. Alguns casos até parece que um arco está bem rente a sua raiz, de tantos machucados (como é o meu caso).

Somado a isso, temos o outono/inverno, época em que as pessoas tendem a tomar banhos quentes, tipo eu. Aí lascou de vez!

stress1

 

A dermatologista Dra. Letícia de Chiara, da Clínica LeDerme, explica que a dermatite seborreica é “uma doença crônico-inflamatória da pele, que acomete mais a face e o couro cabeludo, além de regiões mais oleosas como costas e região peitoral. A doença pode ter origem genética ou ser causada por um fungo”.

caspa2

E é no inverno que tudo piora, pois como as pessoas tendem a tomar banhos mais demorados, a produção de oleosidade no couro cabeludo é estimulada, aumentando a proliferação do fungo, que gera a maldita caspa. Para evitar esse problema, a pessoa tem que lavar a cabeça com certa frequência (todo dia ou, pelo menos, dia sim/dia não), porque quando se fica mais dias sem lavar a cabeça, o couro cabeludo tende a ficar oleoso, favorecendo a proliferação do fungo Pityrosporum ovale.

lavar cabelo 2

Outra dica importante é evitar lavar os fios com água quente, dando preferência a água morna ou fria. Além disso, pode-se usar xampus específicos para combater a oleosidade e a caspa. Outros fatores que contribuem para o aumento de caspa são o tabagismo, a má alimentação, o uso de bebidas alcoólicas, o uso frequente de bonés ou chapéu (que abafa o couro cabeludo) e uso de gel ou pomadas oleosas no couro cabeludo. Tudo isso pode desencadear ou piorar um quadro de dermatite seborreica.

secador

“Quando o paciente não está em crise, basta usar um xampu pra cabelo oleoso mesmo para controlar o problema. Mas quando o paciente está em crise, tem que usar xampus com formulações específicas à base de ativos como ácido salicílico, enxofre e zinco, que têm antifúngico na composição. E quando o paciente está em um quadro com um processo anti-inflamatório importante, com muita descamação e vermelhidão, podemos associar o uso de medicamentos tópicos à base de corticoides”, explicou Chiara.

foto-produtos-caspa

Pielus Shampoo Anticaspa de Mantecorp
Shampoo Anticaspa Klinse de Darrow
Celamina Zinco Shampoo Anticaspa/Antiqueda
Acquaflora – Equilíbrio Caspa – Shampoo raiz oleosa pontas secas
Dercos Technique Shampoo Anticaspa, de Vichy
Kerium DS Anticaspa de La Roche-Posay
Revitrat ZN Shampoo Anticaspa da Dermage
Shampooing Antipelliculaire L’Occitane en Provence
Hair Solution shampoo Anticaspa Bioativo da Adcos
Bain Exfoliant Hydratant contra caspa seca da Kérastase
Bain Exfoliant Purificant constra caspa oleosa da Kérastase

tags: Cabelos , Caspa , cuidados

Relacionadas

Comentários

Perfil

Bianca Lobianco é jornalista, carioca, tem quase 30, é fã de música pop, novelas e adora um hambúrguer. Vê na moda e na beleza uma possibilidade de se reinventar de acordo com o humor, sem grandes complicações.

Instagram